domingo, 3 de janeiro de 2010

10/12/2009 - Que Amores São Esses?

QUE AMORES SÃO ESSES? (debates)
Curadoria – Carlos Canhameiro

Ciclo de debates “Que Amores São Esses?”, um estudo iniciado em março de 2009, no Casarão Belvedere, onde os participantes lidaram com questões a respeito da literatura, sexualidade e teatro. Desta vez os debates tratam das relações entre teatro e censura. Cada dia o tema tratado foca um dos processos citados nesta pesquisa.


Inicialmente havíamos proposto em projeto a realização de cinco debates focando cada processo que nos propusemos a investigar. Tendo em vista uma maior abrangência nos temas em torno dos processos, grupos, autores e estéticas, decidimos aumentar um dia, realizando no total seis debates, divididos nos seguintes temas:

- NELSON RODRIGUES (focando PERDOA-ME POR ME TRAÍRES)
- TBC e ARENA (focando A SEMENTE e O TESTAMENTO DO CANGACEIRO)
- TEATRO E LINGUAGEM VISUAL
- “O FEITIÇO” / TEATRO DE REVISTA (focando O FEITIÇO)
- ARQUIVO MIROEL SILVEIRA E A CENSURA MORAL *
- TEATRO OFICINA (focando O REI DA VELA)

* O debate a respeito do Arquivo Miroel Silveira, que havia sido programado para dia 03 de Dezembro foi transferido para dia 28 de Janeiro devido a problemas de força maior.

Tema: NELSON RODRIGUES
Dia 10/11 às 21h.

Convidados: Roberto Mallet e Maria Laet.

Roberto Mallet é diretor, ator e professor de Interpretação da UNICAMP, e dirige desde 1992, o grupo Tempo. Maria Aparecida Laet possui graduação em História (1985) e em Biblioteconomia (1993), e é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2007). Estuda os seguintes temas: fluxos de informação, gerenciamento de informações, gestão do conhecimento, e censura. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente com aquisição e publicações. Possui uma pesquisa de mestrado na USP intitulada: “Arquivo Miroel Silveira: uma leitura dos processos da censura prévia ao teatro sob o prisma do gerenciamento de informações”.

Fotos:
Crédito: Juliana Pacheco


CARLOS CANHAMEIRO - curadoria dos debates


MARIA LAET



Maria Laet explicando o fluxograma de documentos no processo de censura de Perdoa-me por me Traíres (DDP4469 – 1957)


Roberto Mallet falando a respeito de um depoimento de Nelson Rodrigues
sobre sua professora na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário