sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

20/01 - BAZAR DRAMATURGIA

Sobre o Debate "Bazar Dramaturgia do dia 20 de janeiro".
Por William Costa Lima




Nesse último dia 20 de janeiro recebemos em nossa série de debates do "Bazar Dramaturgia" o dramaturgo Luis Fernando Marques(Grupo XIX de Teatro) e Ana Roxo (Dramaturga do espetáculo Gardênia).

Vale relatar aqui a potência desse encontro, que teve o o gosto da estimulante discussão do teatro feito hoje. E seria impossível fugir desse hoje, uma vez que contávamos com a presença da inquietude de dois jovens artistas atuantes da cena teatral paulistana.

A conversa começa com ambos memorando o que acreditam ser suas primeiras experiências com a palavra escrita para o teatro. A seguir, caímos no encontro dos dois "Dramaturgos" dentro de um mesmo curso de formação de atores da Escola de Arte Dramática(Eca/Usp). E a frase capaz de resumir esse encontro só poderia ser: "Expulsos da aula de corpo".

Luis Fernando Marques, expôs boa parte da sua experiência como dramaturgo no grupo XIX de Teatro e em outros processos, fazendo objetivas colocações sobre a possibilidade de detonar um processo à partir de um documento (Carta, processo/arquivo...). Mais do que um dramaturgo, Luis, reafirmou-se como um editor de histórias.

Já na fala da dramaturga Ana Roxo, podia se notar alguém disposta a contar histórias, alguém disponível a uma dramaturgia ficcional. Ana, relatou os seus procedimentos na criação por encomenda e do como se apropria dentro desse processo, usando como experiência o seu trabalho com a cia Delas de Teatro e "Gradênia", sua livre inspiração para "O Amor nos Tempos de Cólera" de Grabriel Gracía Márquez.

Vale relatar aqui também parte da discussão sobre a palavra "contemporâneo", por vezes mencionada pela instigada e instigante platéia. Ana e Luis, refletiram sobre a iminência de ser contenporâneo. "Não entendo porque a preocupação em ser contenporâneo. Nos resta outra opção? Acordar, já é ser contenporâneo", diz a dramaturga. A seguir ambos divagam com o público presente sobre o evento cênico; o teatro como lugar de encontro.

E o que podemos dizer mais sobre esse encontro? Podemos lembrar aos que lá estiveram e dizer aos que não estiveram, que dia 20 de janeiro de 2010, às 20h, aconteceu de maneira leve e simples um encontro sincero entre público e platéia, onde mais do que discutir o teatro e suas vias, pessoas pareciam dispostas a refletir o humano, e repito: "Com sinceridade".

E foi doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário