quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PROJETO BAZAR E O MTR/SP

Vinte e dois grupos de todo o Brasil apresentaram seus trabalhos durante a 5ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas que ocorreu entre os dias 5 e 14 de novembro nas ruas da cidade de São Paulo.

Realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP), a Mostra acontece todos os anos desde 2005 graças a diversos patrocínios conquistados com muito suor e insistência pelos integrantes do movimento.

Todos os anos a Mostra homenageia um grande nome do teatro popular brasileiro. Este ano o(s) agraciado(s) foi(ram) o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco (MTP/PE) que resiste firmemente com o passar dos anos por meio de ações que propiciam levar o questionamento e a reflexão à população do Recife-PE, objetivando o tratamento digno dos gestores públicos para com os grupos de teatro popular:

"Somos resistentes, Lutamos contra os absurdos cometidos por aqueles que se autodenominam 'gestores públicos'. Não estamos mortos… por isso seguimos em frente disponibilizando nossos trabalhos em busca de dias melhores."

A homenagem ocorreu no palco do Teatro Estúdio 184 durante a abertura da mostra. Os homenageados subiram ao palco já mostrando a que vieram, cantando suas músicas de trabalho, dançando e tocando seus instrumentos, o que emocionou bastante a assistência e os produtores da mostra que entregaram a placa confeccionada especialmente para a ocasião em mãos aos homenageados.


Crédito da foto: Augusto Paiva



São integrantes do MTP atualmente os grupos "Amanhã Eu Digo o Nome; "Arteiros"; "Grupo Coquearte"; "Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê"; Drão de Teatro; Ifá-Rhadha de Art`Negra; "POESIS - Grupo Cultural do Alto José do Pinho"; "TEAMU e Cia".

Além de alguns grupos do MTP, a mostra também contou com integrantes de Belém do Pará, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. A seguir, seguem algumas imagens da mostra:



Crédito das fotos: Augusto Paiva


As apresentações chamaram a atenção de transeuntes, trabalhadores, turistas e moradores de rua dos locais onde estiveram. Ocorreram em 4 regiões da cidade (Central, Norte, Sul e Leste) pois um dos objetivos da mostra é descentralizar o teatro de rua, levando seus espetáculos para as mais diversas comunidades da cidade.

O Projeto Bazar esteve em todos os momentos da mostra contribuindo na produção. Nossa Diretora Geral Aurea Karpor foi uma das integrantes da "tropa de choque feminina", ao lado de outras mulheres do MTR/SP, que enfrentou esta guerra que é produzir teatro popular em São Paulo. Junto com ela estiveram os integrantes Leandro Caldarelli (este que vos escreve), ajudando em todo o operacional da mostra e Mariana Galeno, que recebeu nossos amigos do MTP/PE no aeroporto.

Foi uma semana de muita curtição e aprendizado de vida, observando o trabalho diferenciado que os grupos de teatro popular desse brasilzão estão realizando, respirando arte, cultura popular e folclore e, é claro, bebendo inspiração e trocando informações e técnicas para nosso próximo espetáculo que será de rua.

Parabéns a todos que fizeram esse movimento acontecer!

EVOÉ!!!!!
por Leandro Caldarelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário