sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RETA FINAL XI BAZAR BAZAR


Ontem estivemos no local do BaZar para deixar umas coisas preparadas.
Para saber mais coisas interessantes que acontecerão por lá:

++expositores

BORDADOS e PEDRARIAS (por Selma)
Há quatro anos Selma confecciona bordados em chinelos com contas acrílicas. Também confecciona bordados com fitas e trabalhos com tecidos. Está constantemente preocupada em inovar com seus materiais - cores, pedrarias e modelos de sandália.


ACESSÓRIOS (by Tiby)
TIBY, arte feita à mão. Márcia, mais conhecida como TIBY, já trabalhou com diversos tipos de artesanato: bolsas, necessaires, bijuterias... sempre com muito bom gosto e acabamento preciso. Seu diferencial é a exclusividade. Tiby não fabrica duas peças iguais. A certeza de ter um produto só seu.


ARTE EM MADEIRA (por Kata Kapor)
Decoupage, pintura e colagem em diversos objetos: porta papel higiênico; porta coador de café; caixa de chá; porta chaves; porta guardanapos, bandejas, porta jóias, fruteiras, lembrancinhas, entre outros artigos.

COUNTRY, MDF e PATCHCOLAGEM (por Fernanda)
Mais conhecida como “aplicação”, internacionalmente como “apliquée” e agora como “patchcolagem”, essa técnica consiste em aplicar um tecido sobre outro tecido a partir de um molde de corte e colando com cola ou termocolante (conhecido também como papel cola) diretamente na peça a ser feita. A finalização é feita com ponto caseado ou outra decoração. Fernanda faz suas peças em Patchcolagem, e também pintura estilo COUNTRY.


++ artistas SARAU

O performer EVANDRO VARGAS fará a intervenção O PROFETA URBANO.

Participe também do SARAU!

Nós do Núcleo Cênico ProjetoBaZar apresentaremos algumas de nossas músicas de espetáculo.

XI BazarBaZar e Sarau

Qdo: 12/12/2010

Onde: Sede do Núcleo Pavanelli (Rua Salvador Bicudo, 30 - Próximo ao metrô Tucuruvi)

Qto: GRÁTIS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Preparativos XI Bazar BaZar - Sarau Artístico

Sarau Artístico

Durante o XI Bazar BaZar, a partir das 16h acontecerá um SARAU onde o Núcleo Cênico ProjetoBaZar apresentará algumas músicas criadas especificamente para suas peças teatrais. Também já confirmaram participação:

Grupo ATÉ QUANDO
Nascido em 2009, o grupo guarulhense dirigido por Ale Callegares leva o nome de seu primeiro espetáculo – um musical criado a partir de músicas de Gabriel O Pensador. No Sarau, apresentarão duas cenas desta peça.


Nata Neumann
A artista se apresentará em dois momentos: uma cena do espetáculo Sexo. Paralelo da Loucura (peça que caminha no desafio da poesia em meio à loucura e o desejo); e a intervenção Blues de 5ª e o Espaço Vazio em parceria com Wally (Felipe Oliveira). Wally fará seu blues enquanto Nata entra em cena pra preencher o espaço vazio da melancolia dos acordes de um velho violão.

Para participar do SARAU basta levar uma cena, música, intervenção ou outra manifestação artística. As inscrições são feitas na hora.



E para mais nostalgia, imagens do VI Bazar BaZar no Vila Paris Futebol Clube






domingo, 5 de dezembro de 2010

Notícias do XI Bazar BaZar

De hoje até domingo dia 12 acompanhe os preparativos para o XI Bazar BaZar!

Vamos começar falando sobre alguns expositores já confirmados:


ARTE EM JORNAL (por Deborah Vinha)
Há nove anos a marca Arte Em Jornal desenvolve com papel de jornal e revistas canudinhos que, tramados, dão forma a peças utilitárias e decorativas. Envernizados ou crus, os porta chaves, abajures, cestos, fruteiras, quadros, oratórios, porta revistas, luminárias, dão charme a qualquer ambiente.


BONECOS DE PANO (por D. Cida)
O trabalho da Dona Cida é desenvolvido há 10 anos, sempre usando materiais como tecidos popeline ou tricoline, com enchimento anti-alérgico. As bonecas criadas pela artesã são todas laváveis.



Como sempre fez a grande maioria dos seus colares e muitos cobiçavam, Márcia foi incentivada pelas pessoas a começar a fazê-los para vender. Há quatro anos faz colares, pulseiras, chaveiros, brincos, gargantilhas e outros acessórios. As peças são feitas em contas acrílicas, madeiras, metais, etc.


E para recordar, algumas fotos do 10º BazarBaZar realizado na Casa das Caldeiras (São Paulo):

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PROJETO BAZAR E O MTR/SP

Vinte e dois grupos de todo o Brasil apresentaram seus trabalhos durante a 5ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas que ocorreu entre os dias 5 e 14 de novembro nas ruas da cidade de São Paulo.

Realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP), a Mostra acontece todos os anos desde 2005 graças a diversos patrocínios conquistados com muito suor e insistência pelos integrantes do movimento.

Todos os anos a Mostra homenageia um grande nome do teatro popular brasileiro. Este ano o(s) agraciado(s) foi(ram) o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco (MTP/PE) que resiste firmemente com o passar dos anos por meio de ações que propiciam levar o questionamento e a reflexão à população do Recife-PE, objetivando o tratamento digno dos gestores públicos para com os grupos de teatro popular:

"Somos resistentes, Lutamos contra os absurdos cometidos por aqueles que se autodenominam 'gestores públicos'. Não estamos mortos… por isso seguimos em frente disponibilizando nossos trabalhos em busca de dias melhores."

A homenagem ocorreu no palco do Teatro Estúdio 184 durante a abertura da mostra. Os homenageados subiram ao palco já mostrando a que vieram, cantando suas músicas de trabalho, dançando e tocando seus instrumentos, o que emocionou bastante a assistência e os produtores da mostra que entregaram a placa confeccionada especialmente para a ocasião em mãos aos homenageados.


Crédito da foto: Augusto Paiva



São integrantes do MTP atualmente os grupos "Amanhã Eu Digo o Nome; "Arteiros"; "Grupo Coquearte"; "Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê"; Drão de Teatro; Ifá-Rhadha de Art`Negra; "POESIS - Grupo Cultural do Alto José do Pinho"; "TEAMU e Cia".

Além de alguns grupos do MTP, a mostra também contou com integrantes de Belém do Pará, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. A seguir, seguem algumas imagens da mostra:



Crédito das fotos: Augusto Paiva


As apresentações chamaram a atenção de transeuntes, trabalhadores, turistas e moradores de rua dos locais onde estiveram. Ocorreram em 4 regiões da cidade (Central, Norte, Sul e Leste) pois um dos objetivos da mostra é descentralizar o teatro de rua, levando seus espetáculos para as mais diversas comunidades da cidade.

O Projeto Bazar esteve em todos os momentos da mostra contribuindo na produção. Nossa Diretora Geral Aurea Karpor foi uma das integrantes da "tropa de choque feminina", ao lado de outras mulheres do MTR/SP, que enfrentou esta guerra que é produzir teatro popular em São Paulo. Junto com ela estiveram os integrantes Leandro Caldarelli (este que vos escreve), ajudando em todo o operacional da mostra e Mariana Galeno, que recebeu nossos amigos do MTP/PE no aeroporto.

Foi uma semana de muita curtição e aprendizado de vida, observando o trabalho diferenciado que os grupos de teatro popular desse brasilzão estão realizando, respirando arte, cultura popular e folclore e, é claro, bebendo inspiração e trocando informações e técnicas para nosso próximo espetáculo que será de rua.

Parabéns a todos que fizeram esse movimento acontecer!

EVOÉ!!!!!
por Leandro Caldarelli