


As fotos são da temporada no Teatro Commune realizada em 2009. Crédito: Juliana Pacheco.
Não temos vídeo do espetáculo ainda, mas nosso amigo AUDI gravou essas imagens com seu celular no Salão do Livro:
“O Teatro Oficina rompe com a lógica do censor. Já pela metade da década de 60, o censor se deparava com as peças do Oficina e não sabia o que fazer com elas. Um caso bastante emblemático é a censura da peça Inimigos que variou de livre a 18 anos. Isso já revela a confusão que o Oficina provocou nos padrões de censura então vigentes.”
Prof. Dr. Ferdinando Martins
“A sexualidade é censurada. Isso é muito importante. Ela é censurada até hoje. Desde os meios de comunicação (...) a TV é assim: na verdade ela tem aquela sexualidade plástica que vende, ou ela censura.”
Marcelo Drummond
Participaram: Beatriz Valsechi, Bruna Tavares, Larissa Clarete, Bruno Delmiro, Daniela Santos, Bruno Lourenço, Dionatas Custódio, Karina Moraes, Beatriz Barros, Mariana Brambilla, Roney dos Anjos, Caroline Carvalho, Alessandro Zaharur, Larissa Costa, Mayra Guanaes, Paula Klaus Duarte, Alexandre Callegares, Nata Neumann, Fernando Pivotto, Juliana Adorno, Renan Almeida, Thais Rodrigues, Mariana Galeno, Leandro Caldarelli, Tiago Zandarim, Aurélio Prates, Roseane Castilho.
Escolhemos o tema FERTILIDADE e CICLO DE VIDA como mote para este experimento. A partir dos documentos do processo de censura da peça A SEMENTE, do próprio contexto da peça, e de outras questões levantadas durante o desenrolar do workshop, nasceu a dramaturgia de FORÇA FERTIL ou DDP5157 PRIMEIROS EXPERIMENTOS.
O Workshop BAZAR DRAMATURGIA fez parte da programação do projeto “QUE AMORES SÃO ESSES?” do Núcleo Cênico ProjetoBaZar.
Realização: Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro
Apoio: FUNARTE